segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

tokusatsu


Gêneros e Famílias
Muitos fãs costumam classificar as séries em gêneros ou famílias, as principais são: Sentai ou Super Sentai, Ultraman, Kamen Rider, Metal Hero, Henshin Hero e Kyodai Hero.

[editar] Sentai/Super Sentai
Séries de equipes com 5 (ou mais) integrantes, geralmente liderados pelo herói vermelho. Costumam ter veículos que se transformam em um robô gigante (mecha). As duas primeiras séries (Goranger e JAKQ) não dispõem de um robô, por essa razão não eram consideradas Super Sentai até a década de 90, quando foram incluídas oficialmente e citadas em especias comemorativos de aniversário, como em Timeranger, Gaoranger e Boukenger. A série americana Power Rangers usa estas séries como base, chegando a usar o mesmo figurino, monstros, veículos e até algumas cenas de ação.
Séries Super Sentai exibidas no Brasil: Goggle V, Changeman, Flashman e Maskman.

[editar] Ultraman
Produzida pela Tsuburaya, é uma série de uma família de guerreiros que vieram da Nebulosa M-78 e aqui na Terra procuram um hospedeiro humano para assim poder combater os monstros invasores. Os guerreiros Ultra e seus inimigos possuem tamanho gigante. No entanto, nem todas as séries do gênero possuem seres Ultra, como a pioneira Ultra Q (1966) e seu remake Ultra Q - Dark Fantasy (2004).
Séries Ultras exibidas no Brasil: Ultra Q, Ultraman, Ultra Seven, O Regresso de Ultraman e Ultraman Tiga.

[editar] Metal Hero
É o gênero de maior sucesso no Brasil, porém no decorrer dos anos o próprio gênero sofreu grandes modificações entre as séries, não tendo uma característica especifica como critérios, mas algumas fases de grande destaque. O gênero teve início com a era dos Xerifes Espaciais, uma trilogia formada pelas séries Gavan, Sharivan e Shaider. Vieram depois mais duas séries no mesmo estilo, Jaspion, a primeira série inédita de tokusatsu que foi exibida no Brasil nos anos 80, e Spielvan.
As características principais eram bem semelhantes: um jovem com uma armadura metálica vinha do espaço com uma poderosa nave que se transformava para combater o mal na forma de uma organização espacial que queria dominar a Terra. Apesar das semelhanças, Jaspion e Spielvan não tinham ligações com a trilogia anterior e nem entre elas.
As séries seguintes adotaram temas distintos. Em Metalder, o herói era um andróide que fora reativado por seu criador, o Dr. Koga muitos anos depois do término da Segunda Guerra Mundial. Jiraiya era sobre um aprendiz de ninja que possui uma poderosa espada e armadura em seu poder e é a maior esperança de manter a paz desafiando os ninjas mais poderosos do planeta. Jiban contava a história de um policial comum que foi transformado em ciborgue para que sua vida fosse salva.
Veio então a segunda trilogia dentro do gênero, os Rescue Heroes, que marcaria o fim da exibição das séries no Brasil, com Winspector e Solbrain. A terceira série, Exceedraft, permanece inédita. No Japão, ainda foram produzidas Janperson, Blue Swat, B-Fighter e B-Fighter Kabuto. Atualmente não se grava mais séries Metal Hero no Japão, porém muitas de suas características visuais estão presentes nos novos Kamen Riders.
Séries Metal Hero exibidas no Brasil: Gavan, Sharivan, Shaider, Jaspion, Spielvan, Metalder, Jiraiya, Jiban, Winspector e Solbrain.

[editar] Kamen Rider
Kamen Rider foi um personagem de enorme sucesso que assim como o Ultraman teve diversas versões em outras séries. O gênero ficou fora da televisão por vários anos, porém após a morte de seu criador (Shotaro Ishinomori), ela retornou no novo milênio reformulada e com um visual que lembra muito o Metal Hero em alguns casos.
Séries Kamen Rider exibidas no Brasil: Kamen Rider Black (ou Black Kamen Rider ou Blackman) e Kamen Rider Black RX.

[editar] Henshin Hero
Henshin significa "transformação", sendo que praticamente todos os heróis de tokusatsu (salvo raríssimas exceções) sofrem algum tipo de transformação. A classificação é usada para qualquer série que não se encaixa nos demais gêneros ou não faz parte de nenhuma família.
Séries Henshin Hero exibidas no Brasil: National Kid, Lion Man, Machineman, Bicrossers, Cybercops e Patrine.

[editar] Kyodai Hero
É qualquer série não-Ultra com heróis gigantes (kyodai). A primeira série de um herói gigante foi Vingadores do Espaço (Magma Taishi, no original). Duas semanas depois, estreou Ultraman na TV japonesa.
Séries Kyodai Hero exibidas no Brasil: Vingadores do Espaço, Robô Gigante e Spectreman.

[editar] O Tokusatsu no Brasil hoje
A última série de Tokusatsu adquirida por uma distribuidora brasileira foi Ultraman Tiga, distribuída pela Mundial Filmes. Nenhuma foi exibida desde então. Vários fatores surgem para explicar isto: o principal deles é o boom dos animes, iniciado em 1994 com Os Cavaleiros do Zodíaco e revigorado a partir de 1999 com Pokémon, Dragon Ball Z e Samurai X. Os animes têm uma produção mais esmerada, e cenas de ação mais assimiláveis, que não precisam dos efeitos especiais dos tokusatsu, quase sempre prejudicados pelo baixo orçamento.
Segundo Toshihiko Egashira, antigo dono da Everest Vídeo (depois Tikara Filmes), com o sucesso das séries outras empresas tais como a Oro Filmes e a falida Top Tape também se interessaram por outras séries e com o tempo o gênero se tornou "carne de vaca", ou seja, uma coisa muito comum. Algo digno de nota é a concorrência com o seriado nipo-americano Power Rangers, que usa as cenas de ação japonesas e atores estadunidenses. Não por esta ser de melhor qualidade, mas por seus custos menores de distribuição, tradução e dublagem. Conseqüentemente, há todo um quadro de desinteresse das emissoras brasileiras quanto ao gênero.
Na primera metade da década de 2000, a série Kamen Rider Kuuga chegou a ser adquirida pela empresa DaLicença (a mesma licenciadora que trouxe para o Brasil animes como Dragon Ball Z, Card Captor Sakura e outros), mas não houve interesse das redes de televisão. Contudo, em 2006 o filme Ultraman The Next foi lançado oficialmente no Brasil em DVD pela Impact Records.

[editar] Predefinição:O Tokusatsu no MUNDO hoje
O mundo não para de ver tokusatsu. Pelo menos o JAPÃO não. As séries para 2008 já tem nome: Kamen Rider Kiba, Enjin Sentai Gouonger e Tomica Hero Rescue Force. Provavelmente não as veremos na televisão aqui no Brasil, mas pela internet poderemos saber das novidades.

[editar] Ligações externas
Sites sobre tokusatsu no Brasil:
ClubedosDvds
TokyoSpace
Nipoheroes
Megasatsu
Tokufriends
Tokusatsu.com.br
Ultragroup
Cybercops.com.br
Tokusatsu
Tokusatsupro

Nenhum comentário: