segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Choushinsei Flashman

História
"Ara! Chikyuu kara Gonin no Kodomo wa Utiyu no Hate ni Sarawaresu. Soshite Ni Juu Nen Go..."
(A partir da Terra, cinco crianças foram levadas ao interior do Universo. Então, 20 anos depois...) - Chamada de entrada original da série
"Um dia 5 crianças foram raptadas da Terra e lavadas aos confins do Universo. E após 20 anos..." (Chamada de entrada brasileira da série)
Cinco jovens foram raptados quando crianças por caçadores espaciais, mas acabaram sendo salvos pelo povo do Planeta Flash. Durante vinte anos os jovens viveram e treinaram no Planeta Flash e seus satélites, voltando para a Terra ao saberem que o cruzador Imperial Mess, liderado pelo Monarca La Deus e o cientista Doutor Keflen, está prestes a invadir o planeta.

[editar] Personagens

[editar] Flashman
Personagem
Titulo/denominação
Arma
Jin
Red Flash, Líder
Sword Laser
Dan (Dai)
Green Flash
Glass Laser
Go (Bun)
Blue Flash
Laser Ball
Sara
Yellow Flash
Bastão Laser
Lu
Pink Flash
Jet Laser
Jin/Red Flash: O líder do grupo. Foi criado no Planeta Flash, o qual reunia as características de todos os satélites do Planeta Flash em um só. Com um grande senso de justiça, mesmo nas horas mais críticas incentiva seus companheiros a nunca desistirem da missão. De seu planeta originou-se o poder de inteligencia avançada o que lhe permitiu ser grande conhecedor de ciências e máquinas. Foi raptado aos 3 anos pelo caçador Alien, Jin ganhou uma cicatriz nesse evento.
Idade: 23
Armas: Espada Prismática Sagrada (Sword Laser, na versão brasileira)
Ataques: Trovão de Fogo, Super Corte e Red Vulcan.
Dan/Green Flash (Dai no original): Criado em Green Star, onde a gravidade era muito forte e a superfície rochosa. Possui o poder da super-força. Fez amigos com o boxeador Ryuu Wakakusa que o treinou em suas habilidades de boxeador. Ele tem queda por todas as mulheres proporcinando humor a série, entre elas a floreira Sayuri (episódio 10).
Idade: 22
Armas: Luvas Prismáticas do Rei (Glass Laser, na versão brasileira)
Ataques: Rolling Knuckles, Super Piston, Knuckle Guards e Green Vulcan.
Go/Blue Flash (Bun no original): O mais jovem e sarcástico dos Flashman, foi criado no desértico Blue Star, onde eram comuns tempestades magnéticas. Possui a habilidade de subir nas paredes e consegue dar pulos e saltos além da gravidade, além de ser muito ágil e poder sobreviver por 30 dias sem água.
Idade: 20
Armas: Bola Prismática (Laser Ball, na versão brasileira), Dardos Estelares (Estrela Projétil, versão brasileira)
Ataques: Furacão Volt, Super Cyclone e Blue Vulcan
Sara/Yellow Flash: Criada no gélido Yellow Star, onde desenvolveu grande habilidade mental e aprendeu a controlar o ar e seus movimentos, possui também a habilidade de prever as estratégias do inimigo. No final da série ganha um novo ataque, o Super Giro. É a única na série que descobre quem são seus verdadeiros pais.
Idade: 20
Armas: Bastões Prismáticos (Bastão Laser, na versão brasileira)
Ataques: Super Blizzard, Mach Blizzard, Snow Freeze, Baton Spark, Super Version, Shocking Pieces e Yellow Vulcan
Lu/Pink Flash: Criada em Pink Star. Tem a habilidade de levitar, já que em Pink Star aprendeu a controlar a gravidade do próprio corpo. Suas armas são o Coração Projétil e o Shoot Laser, que têm como ataques o Super Passo, Chute Relâmpago e Super Terremoto. De todos os Flashman foi a menos focada, tendo protagonizado apenas 2 episódios (3 se contarmos o episódio 5, "O Sucesso das Guerreiras", com o qual protagonizou junto com Sara).
Idade: 20
Armas: Botas Prismáticas (Jet Laser, na versão brasileira)
Ataques: Jet Kick, Bomber Kick, Super Tap, Zero-Gravity Beam, Corações chocantes e Pink Vulcan.

[editar] Aliados
Mag: Robô projetado pelo povo do planeta Flash, é encontrado na nave Condor. De início é hostil com os Flashman, depois os acolhe como filhos.
Doutor Tokimura: Cientista e pai de família, teve há 20 anos um de seus filhos capturado por Caçadores Espaciais. Sempre ajuda os Flashman com seus inventos. Nos últimos episódios, descobre que Sara é sua filha.
Setsuko Tokimura: Esposa do Doutor Tokimura.
Barak: Cria de Keflen, Barak em luta há 100 anos enfrentou Deus Titan, do Planeta Flash, e foi derrotado. Porém teve sua vida poupada e em uma cilada foi traído. No capítulo 17 vem à Terra e entrega o Titan Flash aos Flashman. É morto no capítulo 19 após ser ferido gravemente por Kaura.

[editar] Inimigos
Monarca La Deus (Lar Deus no original): Líder do cruzador imperial Mess. Objetiva se tornar o ser mais poderoso do universo, e para isso utiliza várias criaturas dos planetas invadidos ao longo do universo. No final é transformado pelo Doutor Keflen no monstro La Zeuner e depois no monstro Demoz e destruído pelo Gran Titan, após ter derrotado o Flash King.
Doutor Keflen: Cientista geneticista que através de experiências com biomoléculas cria monstros para destruir os Flashman. Wandar, Urk, Kirt, Nefer e Gals são todos criações suas. Afirma categoricamente que "a mutação sintetizada é a arte da vida". Na verdade Keflen é um terráqueo capturado ainda bebê há 300 anos e submetido a várias experiências por La Deus, o que é revelado no final da série por Kaura e La Deus.
Wandar (Le Wanda no original): Comandante de campo, assemelha-se a uma zebra alada e foi criado pelo Doutor Keflen reunindo biomoléculas de vários seres do universo. Pode se transformar em Wandalo (Wandarla no original), dizendo "Mutação Demoníaca, monstro fantasma Wandalo". Transformado, tem o poder de congelar o tempo por 3 segundos.
Nefer (Le Nefer no original): Comandante de campo, também é criação do Doutor Keflen. Armada de um pequeno bastão, ela pode se transformar em Nefeli (no original Nefelura). Transformada pode criar ilusões gritando "Visão Infernal" e ainda passa a ter como arma 2 bastões. Dentro do Mess têm uma grande rivalidade com Wandar.
Urk: Assistente de Nefer.
Kirt: Tal como Urk é assistente de Nefer.
Gals: De pele azulada, ele é monstruoso e não fala. Foi destruído no episódio 28 em combate contra o Gran Titan.
Kaura (Sir Cowler no original): Junto com seu grupo de seus caçadores espaciais (Baura, Kerao, Hag e Hou), sequestrou os Flashman ainda crianças na Terra há 20 anos. Um homem seguro de si mesmo, Kaura carrega consigo um terrível chicote laser de 15 metros de comprimento e além disso pode disparar raios de seus dedos. Guarda muitos segredos sobre o passado dos Flashman. Possui uma grande rivalidade com Doutor Keflen, que se transorma em guerra no episódio 43, quando Keflen resolve usar os caçadores do grupo de Kaura para criar o monstro Gitan.
Galdan: É o braço direito de Kaura. Aparece pela primeira vez no episódio 43, quando Kaura abre guerra contra Mess. Junto com Kaura deu muito trabalho para os Flashman e ao Cruzador Imperial Mess, até que no episódio 48 é transformado no monstro Galdez pelo Doutor Keflen, após ser pego de forma covarde por Nefer.
Medusan (Kuragen no original): Criado pelo Doutor Keflen, aparece pela primeira vez na série no episódio 2. Toda vez que os Flashman destruíam os monstros criados por Keflen, ele era invocado. Com seu poder ele não apenas ressucitava os monstros como também os aumentava deixando-os gigantes.
Zolos: Soldados de Mess, parecidos com formigas saúvas, possuem cor vermelha e olhos verdes e tal como os soldados Hidler de Changeman e os Angla de Maskman não conseguem falar.
Monstros Guerreiros (Juu Senshi): São monstros de vários tipos (híbridos da terra, alienígenas ou animais mutantes) criados por Keflen através de seu sintetizador musical (Idenshi Shinsesaizaa), capaz de criar os monstros mais perversos e poderosos do universo. Mais tarde Keflen conseguiu criar monstros usando as moléculas do Monarca La Deus que tinham uma força superior à do próprio La Deus. Quando eram derrotados pelos Flashman, eram trazidos de volta à vida por Medusan e ficavam com mais de 30 metros de altura, mas os Flashman com suas super máquinas os derrotavam de forma definitiva.

[editar] Outros
Guarda Hiroshi (ep.5): Policial que aparece no episódio do monstro Polvus. Desenvolve uma certa relação com Sara e Lu.
Sayuri (ep.10): Garota pela qual Dan se apaixona. Era dona de uma floricultura e com o intuito de provocá-lo Nefer se disfarça da mesma.
Miram (ep.21): Miram afirmava ser o irmão de Sara, quando na verdade não era. Com o intuito de provocar Sara, Kaura, Wandar, Nefer e Gals o torturam ao extremo. No final é mandado para o Planeta Flash para ser tratado.
Ryu Akakusa (ep.26): Boxeador, é amigo de Dan. Por conta de sua força Keflen tentou transformá-lo, sem muito sucesso, no monstro Jagan.

[editar] Armas e Equipamentos

[editar] Armas
Star Laser: Poderosa arma laser que pode mudar para espada e escudo. Perfeita para o combate corpo-a-corpo. Criadas a partir de um material muito resistente e desconhecido, encontrado apenas no planeta Flash. Combinadas podem formar Star Laser Flash Bumerangue, Star Laser Fusão Poderosa Lança e o Super Star Flash.
Bola projétil: Utilizado por Sara, consistiam em pequenas bolas amarelas, do tamanho de bolas de gude, e que ao tocarem em algum inimigo explodiam.
Coração projétil: Utilizado por Lu, tal como a bola projétil era explosiva, só que com o formato de coração. Similar ao artefato usado pela Momoranger em Himitsu Sentai Goranger.
Estrela projétil: Utilizado por Go, consiste em shurikens azuis. Diferente da Bola Projétil e do Coração Projétil, não é explosivo e ainda utiliza-o transformado.
Sword Laser: Arma utilizada por Red Flash que consistia de um espada de vidro vermelha. Tem como ataque o Trovão de Fogo.
Glass Laser: Parecida com uma luva de boxe, é utilizada por Green Flash, e tem como ataque especial a Tempestade Cósmica.
Laser Ball: Na verdade não é bem uma arma,e sim o poder especial de Blue Flash.
Bastão Laser: Par de bastões amarelos utilizados por Sara que podem soltar poder congelante quando Sara diz "Bastão Laser, Freeze laser" e um ataque de energia "Bastão energético".
Shoot Laser: Utilizada por Pink Flash, consiste em um par de botas. Tem como ataques especiais o Chute Dinamite e o Passo Aquático.
Cosmic Vulcan (Rolling Vulcan no original): A bazuca dos Flashman, formada pela união das 5 vulcans (Red Vulcan, Green Vulcan, Blue Vulcan, Yellow Vulcan, Pink Vulcan) com as quais eles destroem os monstros de Keflen.

[editar] Mechas e Veículos
Turbo Laser: Motocicletas para cada um dos Flashman.
Star Condor: Fortaleza voadora dos Flashman em forma de avião, onde estão os veículos que formam o Flash King: Tanque Comando, Delta Craft e Omega Craft.
Tanque Comando: Veículo principal, comandado por Red Flash. Forma o tronco e a cabeça do Flash King.
Delta Craft (Jet Delta no original): Jato pilotado por Green Flash e Yellow Flash. Forma a perna e o braço direito do Flash King.
Omega Craft (Jet Seeker no original): Tal como o Delta Craft também têm o formato de um jato, porém com um escudo na parte de cima. Forma a perna e o braço esquerdo do Flash King. É pilotado por Blue Flash e Pink Flash.
Flash King: O primeiro robô da série, resultante da união dos três veículos. Tem como principal arma a espada Cosmic Laser (Cosmo Sword no original), guardada no Star Condor. Com a Cosmic Laser os Flashman destróem os monstros de Mess com o ataque Hiper Cosmic Laser (Super Cosmo Flash no original). Foi destruído no episódio 15 pelo monstro Za Sconder, porém logo foi reconstruído. Mais tarde, no episódio 50, foi destruído definitiva na luta contra o monstro Demos.
Titan Flash: Originalmente um imenso caminhão, aparece pela primeira vez no episódio 17. Os Flashman o ganham de Barak, que havia traído o Império Mess.
Titan Júnior ('Titan Boy no original): Segundo robô da série, formado pela base principal do Titan Flash.
Gran Titan: Robô imenso, formado pela união de Titan Júnior e a carroceria do Titan Flash.

[editar] Curiosidades
Flashman foi o primeiro seriado Super Sentai a ter um segundo robô: Titan Jr. (Titan Boy, no Japão).
No episódio 5, "O sucesso das Guerreiras", toca a música "Body action dance janai yo", cantada por Youko Nakamura, que interpretou a Sara/Yellow Flash.
No episódio 21, "Triste Guerreira", o ator Kazuoki Takahashi (Hayate em Changeman, Satoru em Metalder, Aman Negro em Jiraiya) aparece interpretando Miran, o suposto irmão de Sara.
No episódio 27, "O Golpe da Amizade", o ator Ryousuke Umizu, que no ano seguinte interpretaria Takeo/Red Mask em Maskman, aparece interpretando Ryu Akakusa,o amigo de Dan.
Kazuhisa Hirose (Wandar) pode ser visto em Jaspion no episódio "Perigo na Lagoa dos Noivos", onde interpretou um noivo. E ainda em Liveman (seriado Super Sentai de 1988) interpretou o vilão Doutor Kemp, e em Jetman o Imperador Toranza.
Alguns atores que participaram de Flashman também fizeram participações em Kamen Rider Black. No episódio 4 tem um motoqueiro que se transforma em lobisomem interpretado por Kazuhisa Hirose. Myuki Nagato (Urk) esteve no episódio 8 da série, e no episódio 10, Jouji Nakata (Kaura) interpretou um militar que trabalhava para os Gorgom. Ainda Mayumi Yoshida (Lu) teve uma rápida participação no episódio 37, e Akira Ishihama (Doutor Tokimura) esteve no segundo filme da série como o Doutor Makino.
De acordo com a matéria sobre o designer de monstros Yutaka Yunzabuchi feita pela Revista Gyodai Nº1, o design de Gals era uma mistura de partes orgânicas e mecânicas, que ao ser confeccionada de verdade acabou gerando uma roupa muito grande e pesada, a qual no decorrer da série ficou muito avariada, já que o personagem tinha muitas cenas de ação. Então foi decidido que Gals morreria no meio da série (episódio 28, O magnífico Gals) e não no final.
Jouji Nakata (Kaura) interpretou na série Liveman o vilão Doutor Bias e atualmente é dublador no Japão. Dentre seus vários personagens, estão Alucard em Hellsing, Michael Heartland em Argentosoma, Folken em Escawflone, dentre outros.
Sayoko Hagiwara interpretou a Dyna Pink no seriado Dynaman (1983). Isso ao lado de Junichi Haruta (MacGaren, Storm, Goggle Black), que interpretou na série o Dyna Black. A atriz também foi a heroína Yurian, coadjvante da série Ultraman 80 (1980~81).
No Brasil Flashman foi a única série tokusatsu a ter seus créditos de abertura e encerramento em português e a ter dois narradores. Tal mudança ocorreu devido a problemas de Francisco Borges (o então narrador) com o estúdio Álamo. Desde então sua voz não mais apareceu nas séries posteriores dubladas na Álamo, tendo apenas participado de Cybercops (dublado na BKS), aonde deu sua voz ao Capitão Oda.
Jin/Red Flash foi o primeiro personagem do dublador Francisco Brêtas, o qual depois também dublou os red em Goggle V e Maskman.
Do elenco de dublagem brasileira já faleceram Carlos Laranjeira (Go/Blue Flash), Gastão Malta (Doutor Keflen), Líbero Miguel (Monarca La Deus), Marcos Lander (Wandar), Daisy Celeste (Nefer) e Ézio Ramos (Galdan).
Muybo Cury, o dublador brasileiro de Kaura, é locutor na Rádio Bandeirantes AM.
Acreditava-se que Fujita Taruzumi (Jin) se casou com Sayoko Hagiwara (Nefer), mas essa informação é errônea. Na verdade ela (de acordo com informações tiradas de seu próprio blog) é casada com Masaru Tokita, que fez o Dyna Yellow em Dynaman.

[editar] Lista de episódios
Número
Nome do episódio
Monstro(s) do episódio
Protagonista (s) do episódio
01
A Terra em perigo
Za Baraboz
Jin(Red Flash)
02
O Robô Gigante
Za Zulcar
Doutor Keflen
03
O Caçador
Za Zaimoz
Jin(Red Flash)
04
O Robô Mag
Za Girai (com sua magia fez com que Dan enxergue de ponta cabeça)
Dan(Green Flash)
05
O sucesso das guerreiras
Za Polvus (fez com que os aparelhos eletrodomésticos ficassem enloquecidos)
Sara(Yellow Flash) e Lu(Pink Flash)
06
A Super Máquina
Za Saizar
Jin(Red Flash)
07
O balão dos sonhos
Za Galibur
Go(Blue Flash)
08
A família
Za Zigen
Família Tokimura
09
O guerreiro do tempo
Za Zigen
Doutor Tokimura
10
A cilada da menina
Za Galubri
Dan(Green Flash)
11
A mãe do monstro
Za Power Blue (criação de Keflen que passou a ver Lu como mãe)
Lu(Pink Flash)
12
Wandar, o super-vilão
Za Gilgiz
Wandar
13
Guerreiro Intrépido
Za Gingal (tem as mesmas habilidades de Jin)
Jin(Red Flash)
14
O sonho de Go
Za Makilas
Go(Blue Flash)
15
O extermínio do Robô
Za Sconder (em um ataque suicida destrói o Flash King)
Kaura
16
A estratégia
Za Sconder (nesse episódio volta e tranca Sara em uma cápsula)
Kaura
17
Máquina Enigmática
Za Jiraykar
Jin(Red Flash)
18
A reviravolta do robô
Za Jiraykar
Doutor Keflen
19
Mensagem mortal
Za Dreyik
Barak
20
A ressureição do robô
Za Blue Zass
Dan(Green Flash)
21
Triste guerreira
Za Zubaldar
Sara(Yellow Flash)
22
Pássaro imortal
Za Argos
23
Sonho dourado
Za Nejinki (têm a capacidade de realizar desejos)
Sara(Yellow Flash)
24
Férias secretas
Za Sconder
Go(Blue Flash)
25
Fusão conversão
Za Dapiras
Jin(Red Flash)
26
Abóboras selvagens
Za Gourmez
Lu(Pink Flash)
27
Golpe da amizade
Za Jagan (criado a partir das biomoléculas de Ryu Akakusa, o amigo de Dan)
Dan(Green Flash)
28
O magnífico Gals
Gals
Gals
29
Abominável alienígena
Za Swordz
30
Diábolica Nefer
Za Gun Mel
Nefer
31
Guerreiros indefesos
Za Gloster
Jin(Red Flash)
32
Querido mascote
Za Beenon
33
Meu pai, meu herói
Za Beenon
34
O destino de Go
Za Mazaraz
Go(Blue Flash)
35
Canção Celestial
Za Galabaz
36
Bicho Metálico
Za Metagas
Kaura
37
Amor das Trevas
Za David Jones
Dan(Green Flash)
38
Hora Fatal
Za Gelakill (trazido por Kaura do Planeta VX, com seu feitiço fez com que Sara, Dan, Go e Lu se virassem contra Jin. Sua magia foi anulada pela Espada Satânica de Wandar)
Jin(Red Flash)
39
Furor da Tempestade
Za Menonga
Sara(Yellow Flash)
40
A cidade do terror
Za Seegar
Jin(Red Flash)
41
A infância
Za Bakros (Com sua magia fez com que Dan voltasse a ser criança)
Dan(Green Flash)
42
Não chore, guerreira
Za Diskor
Sara(Yellow Flash)
43
A revolta de Kaura
Za Guitan (monstro que se alimenta de Caçadores Espaciais. Nesse episódio Kerao foi a vítima do novo monstro, o que provocou a ira de Kaura contra Keflen)
Kaura
44
A vinda do monstro guerreiro
Za Tafmoz
45
Deixem a Terra em paz
Za Kirtoz (monstro criado a partir de biomoléculas de Urk, depois fundido com Kirt)
Urk e Kirt
46
20 dias de vida
Za Neferuz (monstro criado a partir de biomoléculas de Nefer)
Nefer
47
O grito da morte
Za Bardoraz (monstro criado a partir de biomoléculas de Wandar)
Wandar
48
Kaura, é o seu fim!
Za Galdez (Galdan transformado)
Kaura
49
De encontro a La Deus
La Zeuner (La Deus transformado)
Doutor Keflen
50
Adeus Planeta Terra
Za Demoz (monstro criado a partir de biomoléculas de La Deus)
La Deus

[editar] Elenco

[editar] Atores Japoneses
Jin: Touta Tarumi
Dan: Kihachiro Uemura
Go: Yasuhiro Ishiwata
Sara: Yoko Nakamura
Lu : Mayumi Yoshida
Mag (voz): Hiroko Maruyama
Red Flash: Kazuo Niibori
Green Flash: Koji Matoba
Blue Flash: Tsutomu Kitagawa
Yellow Flash: Masato Akata
Pink Flash: Yuichi Hachisuka
Mag (dublê): Minoru Watanabe
Flash King : Hideaki Kusaki
Titan Junior: Tsutomu Kitagawa
Dr Tokimura: Akira Ishihama
Sra Tokimura: Tamie Kubota
Midori Tokimura: Yayoi Satoh
Kaori Tokimura: Megumi Kiyotou
Dr Keflen: Kouji Shimizu
Monarca La Deus (dublê): Hideki Kusada
Monarca La Deus (voz): Uncho Ishizuka
Kaura: Jouji Nakata
Nefer: Sayoko Hagiwara
Nefeli: Yoshie Seki, Kaori Kubota
Wandar: Kazuhisa Hirose
Wandalo : Toshiyuki Kikuchi
Urk: Muyuki Nagato
Kirt: Hiroko Kojima
Galdan: Yoshinori Okamoto
seres do planeta Flash (ep.1 e 2): Toshiyuki Kikuchi (homem) e Kaori Kikuchi (mulher)
Guarda Hiroshi (ep.5): Koji Unogi
Barak (dublê): Haruki Jyo
Barak (voz): Ginga Banjo
Miran (ep.21): Kazuoki Takahashi
Ryuu Akakusa (ep.27): Ryosuke Umizu

[editar] Dubladores Brasileiros
Jin/Red Flash: Francisco Brêtas
Dan/Green Flash: Eduardo Camarão
Go/Blue Flash: Carlos Laranjeira
Sara/Yellow Flash: Lúcia Helena
Lu/Pink Flash: Christina Rodrigues
Mag: Nair Silva
Doutor Tokimura: Ricardo Medrado
Kaori Tokimura: Denise Simonetto
Monarca La Deus: Líbero Miguel
Nefer: Daisy Celeste
Wandar: Marcos Lander
Kirt: Ivete Jaime
Urk: Denise Moreno
Kaura: Muybo Cury
Deus Titã (episódios 17 a 19): Ricardo Medrado
Barak (episódios 17 a 19): Borges de Barros
Sumire (episódios 20 e 37): Márcia Gomes
guarda Hiroshi (episódio 5): Ricardo Medrado
Sayuri (episódio 10): Ivete Jaime
Miran (episódio 21): Carlos Laranjeira
Akiko (episódio 23): Lira Rodrigues
Narrador: Francisco Borges (episódios 1-10), Carlos Alberto Amaral (ep.11 em diante)
Direção de dublagem: Líbero Miguel
Estúdio: Álamo

[editar] Trilha sonora

[editar] TEMAS
(de acordo com o álbum "Chou Shinsei Flashman Complete Song Collection")
Faixa 1 - Chou Shinsei Flashman, por Taku Kitahara (tema de abertura)
Faixa 2 - Atsui Heart no Spectrum, por Taku Kitahara
Faixa 3 - Kagayake! Flash King, por Takayuki Miyauchi
Faixa 4 - Body Action, Dance Janai wa yo, por Youko Nakamura
Faixa 5 - Beat wo Awasete Imasugu ni, por Takayuki Miyauchi, Koorogi'73 & SHINES
Faixa 6 - Flashman Tamashii, por Taku Kitahara
Faixa 7 - Boku wa Mag, por Yuuko Maruyama
Faixa 8 - Flashman no Chikai, por Taku Kitahara
Faixa 9 - Action No.1, por Koorogi'73 & SHINES
Faixa 10 - Fighting Pose, Flashman!, por Taku Kitahara (tema de encerramento)
Faixa 11 - Heart wa Hibana sa, Flashman, por Taku Kitahara, Koorogi'73 & SHINES
Faixa 12 - Action No.1 (Disco Version)!, por Koorogi'73 & SHINES

[editar] BGM (músicas de fundo)
(de acordo com o álbum duplo "Chou Shinsei Flashman Music Collection")
DISCO 1
Faixa 1 - Dai Uchuu ~ Flash Sei
Faixa 2 - Chou Shinsei Flashman (TV SIZE)
Faixa 3 - Kaizou Jikken Teikoku Mes
Faixa 4 - Seimei ni Kiken ga Sematteru
Faixa 5 - Night Walker
Faixa 6 - 20 Nenme no Kokyou
Faixa 7 - Prism Flash!
Faixa 8 - Beat wo Awasete Imasugu ni (INSTRUMENTAL)
Faixa 9 - Yume no Start Line
Faixa 10 - Mag wa Suteki na Adviser
Faixa 11 - Fun! Fun! Prism Life
Faixa 12 - Ginga no Far Away
Faixa 13 - Idenshi Synthesizer
Faixa 14 - An'ya no Juu-Senshi
Faixa 15 - Ler Nefer & Ler Wanda
Faixa 16 - Body Action, Dance Janai wa yo (INSTRUMENTAL)
Faixa 17 - Shizuka Naru Tsuiseki Geki
Faixa 18 - Kokyou no Muku na Kaze
Faixa 19 - Night Walker Another
Faixa 20 - Chou Shinsei Flashman (INSTRUMENTAL)
Faixa 21 - Flashing, Rolling Vulcan
Faixa 22 - Kyodai Juu-Senshi, Za Zurulk
Faixa 23 - Star Condor, Take Off!!
Faixa 24 - Gattai! Flash King
Faixa 25 - Itsutsu Hoshi no Chikai
Faixa 26 - Fighting Pose, Flashman! (TV SIZE)
DISCO 2
Faixa 1 - Daitei Lar Deus
Faixa 2 - Ankoku no Hunter, Sar Kauler
Faixa 3 - Kyodai na Kiki
Faixa 4 - Flashman no Chikai (INSTRUMENTAL)
Faixa 5 - Trial Again
Faixa 6 - Toppakou
Faixa 7 - Kagayake! Flash King (INSTRUMENTAL
Faixa 8 - Yuuhi no Requiem
Faixa 9 - Follow You, Follow Me
Faixa 10 - Kizuna
Faixa 11 - Hangeki! Onna Senshi
Faixa 12 - Goshiki no Prism Action!
Faixa 13 - Heart wa Hibana sa, Flashman (INSTRUMENTAL)
Faixa 14 - Ikyou no Kaze
Faixa 15 - Hijou Naru Mes
Faixa 16 - Chichi no Aitai! Haha ni Aitai
Faixa 17 - Kokyou yo! Naze Ore-Tachi wo Kobamu no da
Faixa 18 - Yuuhi wo Akaku Some, Sar Kauler wa Tatsu!
Faixa 19 - Action No.1 (INSTRUMENTAL)
Faixa 20 - Ware no Te ni Seimei wa Aru!
Faixa 21 - Attack The Flashman
Faixa 22 - Flash Turn! Titan Boy
Faixa 23 - Senshi no Kikan
Faixa 24 - Fighting Pose, Flashman! (INSTRUMENTAL)
Música: Kouhei Tanaka & Yukihide Takekawa

[editar] Ligações externas

Precedido porChangeman
Super Sentai19861987
Sucedido porMaskman

tokusatsu


Gêneros e Famílias
Muitos fãs costumam classificar as séries em gêneros ou famílias, as principais são: Sentai ou Super Sentai, Ultraman, Kamen Rider, Metal Hero, Henshin Hero e Kyodai Hero.

[editar] Sentai/Super Sentai
Séries de equipes com 5 (ou mais) integrantes, geralmente liderados pelo herói vermelho. Costumam ter veículos que se transformam em um robô gigante (mecha). As duas primeiras séries (Goranger e JAKQ) não dispõem de um robô, por essa razão não eram consideradas Super Sentai até a década de 90, quando foram incluídas oficialmente e citadas em especias comemorativos de aniversário, como em Timeranger, Gaoranger e Boukenger. A série americana Power Rangers usa estas séries como base, chegando a usar o mesmo figurino, monstros, veículos e até algumas cenas de ação.
Séries Super Sentai exibidas no Brasil: Goggle V, Changeman, Flashman e Maskman.

[editar] Ultraman
Produzida pela Tsuburaya, é uma série de uma família de guerreiros que vieram da Nebulosa M-78 e aqui na Terra procuram um hospedeiro humano para assim poder combater os monstros invasores. Os guerreiros Ultra e seus inimigos possuem tamanho gigante. No entanto, nem todas as séries do gênero possuem seres Ultra, como a pioneira Ultra Q (1966) e seu remake Ultra Q - Dark Fantasy (2004).
Séries Ultras exibidas no Brasil: Ultra Q, Ultraman, Ultra Seven, O Regresso de Ultraman e Ultraman Tiga.

[editar] Metal Hero
É o gênero de maior sucesso no Brasil, porém no decorrer dos anos o próprio gênero sofreu grandes modificações entre as séries, não tendo uma característica especifica como critérios, mas algumas fases de grande destaque. O gênero teve início com a era dos Xerifes Espaciais, uma trilogia formada pelas séries Gavan, Sharivan e Shaider. Vieram depois mais duas séries no mesmo estilo, Jaspion, a primeira série inédita de tokusatsu que foi exibida no Brasil nos anos 80, e Spielvan.
As características principais eram bem semelhantes: um jovem com uma armadura metálica vinha do espaço com uma poderosa nave que se transformava para combater o mal na forma de uma organização espacial que queria dominar a Terra. Apesar das semelhanças, Jaspion e Spielvan não tinham ligações com a trilogia anterior e nem entre elas.
As séries seguintes adotaram temas distintos. Em Metalder, o herói era um andróide que fora reativado por seu criador, o Dr. Koga muitos anos depois do término da Segunda Guerra Mundial. Jiraiya era sobre um aprendiz de ninja que possui uma poderosa espada e armadura em seu poder e é a maior esperança de manter a paz desafiando os ninjas mais poderosos do planeta. Jiban contava a história de um policial comum que foi transformado em ciborgue para que sua vida fosse salva.
Veio então a segunda trilogia dentro do gênero, os Rescue Heroes, que marcaria o fim da exibição das séries no Brasil, com Winspector e Solbrain. A terceira série, Exceedraft, permanece inédita. No Japão, ainda foram produzidas Janperson, Blue Swat, B-Fighter e B-Fighter Kabuto. Atualmente não se grava mais séries Metal Hero no Japão, porém muitas de suas características visuais estão presentes nos novos Kamen Riders.
Séries Metal Hero exibidas no Brasil: Gavan, Sharivan, Shaider, Jaspion, Spielvan, Metalder, Jiraiya, Jiban, Winspector e Solbrain.

[editar] Kamen Rider
Kamen Rider foi um personagem de enorme sucesso que assim como o Ultraman teve diversas versões em outras séries. O gênero ficou fora da televisão por vários anos, porém após a morte de seu criador (Shotaro Ishinomori), ela retornou no novo milênio reformulada e com um visual que lembra muito o Metal Hero em alguns casos.
Séries Kamen Rider exibidas no Brasil: Kamen Rider Black (ou Black Kamen Rider ou Blackman) e Kamen Rider Black RX.

[editar] Henshin Hero
Henshin significa "transformação", sendo que praticamente todos os heróis de tokusatsu (salvo raríssimas exceções) sofrem algum tipo de transformação. A classificação é usada para qualquer série que não se encaixa nos demais gêneros ou não faz parte de nenhuma família.
Séries Henshin Hero exibidas no Brasil: National Kid, Lion Man, Machineman, Bicrossers, Cybercops e Patrine.

[editar] Kyodai Hero
É qualquer série não-Ultra com heróis gigantes (kyodai). A primeira série de um herói gigante foi Vingadores do Espaço (Magma Taishi, no original). Duas semanas depois, estreou Ultraman na TV japonesa.
Séries Kyodai Hero exibidas no Brasil: Vingadores do Espaço, Robô Gigante e Spectreman.

[editar] O Tokusatsu no Brasil hoje
A última série de Tokusatsu adquirida por uma distribuidora brasileira foi Ultraman Tiga, distribuída pela Mundial Filmes. Nenhuma foi exibida desde então. Vários fatores surgem para explicar isto: o principal deles é o boom dos animes, iniciado em 1994 com Os Cavaleiros do Zodíaco e revigorado a partir de 1999 com Pokémon, Dragon Ball Z e Samurai X. Os animes têm uma produção mais esmerada, e cenas de ação mais assimiláveis, que não precisam dos efeitos especiais dos tokusatsu, quase sempre prejudicados pelo baixo orçamento.
Segundo Toshihiko Egashira, antigo dono da Everest Vídeo (depois Tikara Filmes), com o sucesso das séries outras empresas tais como a Oro Filmes e a falida Top Tape também se interessaram por outras séries e com o tempo o gênero se tornou "carne de vaca", ou seja, uma coisa muito comum. Algo digno de nota é a concorrência com o seriado nipo-americano Power Rangers, que usa as cenas de ação japonesas e atores estadunidenses. Não por esta ser de melhor qualidade, mas por seus custos menores de distribuição, tradução e dublagem. Conseqüentemente, há todo um quadro de desinteresse das emissoras brasileiras quanto ao gênero.
Na primera metade da década de 2000, a série Kamen Rider Kuuga chegou a ser adquirida pela empresa DaLicença (a mesma licenciadora que trouxe para o Brasil animes como Dragon Ball Z, Card Captor Sakura e outros), mas não houve interesse das redes de televisão. Contudo, em 2006 o filme Ultraman The Next foi lançado oficialmente no Brasil em DVD pela Impact Records.

[editar] Predefinição:O Tokusatsu no MUNDO hoje
O mundo não para de ver tokusatsu. Pelo menos o JAPÃO não. As séries para 2008 já tem nome: Kamen Rider Kiba, Enjin Sentai Gouonger e Tomica Hero Rescue Force. Provavelmente não as veremos na televisão aqui no Brasil, mas pela internet poderemos saber das novidades.

[editar] Ligações externas
Sites sobre tokusatsu no Brasil:
ClubedosDvds
TokyoSpace
Nipoheroes
Megasatsu
Tokufriends
Tokusatsu.com.br
Ultragroup
Cybercops.com.br
Tokusatsu
Tokusatsupro

domingo, 16 de dezembro de 2007

JASPION


História
A saga de Jaspion se inicia quando o sábio Edin (Edgin, na versão original japonesa) encontra o garoto entre os destroços de uma nave na qual seus pais morreram juntos por causa de um acidente. Edin cria Jaspion por vários anos sabendo que este seria o guerreiro celestial encarregado de destruir o mal criado por Satan Goss.
Jaspion, já na adolescência, compreende o seu destino e aceita de Edin as armas e a andróide Anri que seu mentor construiu para esse confronto contra Satan Goss. Ele seria encarregado de encontrar os pedaços da Bíblia Galáctica (que havia se espalhado pelo Universo após o Planeta ancestral de Edin ter sido destruído por um cometa) e destruir o império de Satan Goss. Entre as suas armas estava a armadura Metaltex que aparecia a um comando mental seu e a nave Daileon, que também se transformava em um enorme robô gigante.
Em seus vários combates, Jaspion e Anri fizeram vários aliados, como a pequena alienígena Miya, o agente da polícia espacial Boomerman (Boomerang, no original) e o professor Nambara.
Num dia, Jaspion monitorava o planeta Terra e um feixe de luz quase o cega. Edin diz que aquilo era o sinal que estava presente na Bíblia Galáctica, e que ele é o guerreiro escolhido para juntar cinco crianças e um bebê que farão surgir o Pássaro Dourado, capaz de derrotar Satan Goss. Jaspion aceita a nova missão e vai em busca das crianças.
A luta chega ao seu auge quando Jaspion enfrenta Mac Garen (Mad Galant, no original), filho de Satan Goss, de igual para igual. Jaspion liquida Mac Garen com um ataque certeiro com sua Cosmic Laser. Mac Garen chama pelo seu pai antes de morrer, o que deixa Satan Goss furioso com Jaspion e pronto para a luta final.
A luta se torna intensa, mas Edin se sacrifica ao tentar segurar Satan Goss para que Jaspion juntasse o bebê e as cinco crianças irradiadas pela luz. Jaspion sabia que ainda não tinha encontrado o bebê e tenta se vingar da morte de seu mentor numa luta decisiva dentro de Daileon contra Satan Goss. Durante a luta o Pássaro Dourado aparece e se torna uma espada gigante para ser usada por Daileon. Eles continuam a lutar mas, quando Daileon tenta executar o movimento que Jaspion usa para acabar com seus inimigos, o golpe Cosmic Laser, Satã Goss se esquiva e Daileon não consegue acabar com a luta.
Um enorme terremoto surge e o chão se divide em dois, de onde sai um ovo que emana a luz dourada que dá à espada de Daileon a força suficiente para derrotar Satan Goss. Satã Goss fica paralizado pela luz irradiada pelo ovo dourado, possibilitando assim que Daileon acerte o golpe final Cosmic Laser. A vitória é conseguida com muito custo e Jaspion vê que dentro do ovo estava um bebê. Ele e Anri decidem cuidar da criança, assim como Edin fez com ele.

[editar] Personagens
Jaspion - O protagonista da série. Teve seus pais mortos e desde então foi criado e treinado pelo profeta e cientista Edin para enfrentar o terrível Satan Goss.

[editar] Aliados
Anri - Andróide criada por Edin, acompanha Jaspion em suas missões.
Edin - O profeta da galáxia, criou Jaspion e previu através da Bíblia Galática a aparição de Satan Goss. Sempre carrega consigo um cajado.
Miya - Foi salva por Jaspion e Anri na primeira de suas viagens espaciais e desde então acompanha-os em suas missões.
Boomerman (Original: Boomerang) - Teve o irmão assassinado por MacGaren e desde então quer vingar sua morte, Adquire ao longo da série um ataque ("Cross-cutter") em que une os dois bumerangues em uma cruz e se tornam mais afiados chegando a cortar até metal.
Professor Ken-ichiro Nanbara - Começa a participar da série a partir do episódio 15. Após ter sucessivos e estranhos sonhos, começa a procurar suas imagens em livros de mitologia, até chegar a uma obscura lenda sobre um Pássaro Dourado. Suas pesquisas chegam aos ouvidos de MacGaren e o fazem ser perseguido por ele e seu grupo. Desde então passa a colaborar com Jaspion.
Kanoko - filha de Nambara e a primeira das "cinco crianças irradiadas" a ser encontrada.
Kenta - filho mais novo de Nambara.
Daisuke - A terceira criança encontrada.
Hiroshi - Quarta criança encontrada. Tinha uma amizade especial com o alienígena Pep.
Kumiko - A segunda criança encontrada.
Mika - A última das 5 crianças a ser encontrada por Jaspion e seus amigos.

[editar] Inimigos
Satan Goss - Criado a partir da união das energias malignas do universo, Satan Goss pretende conquistar o universo inteiro e criar o Império dos Monstros. No final da série sofre uma transformação na qual fica ainda mais poderoso. Sempre que ocorria a sua aparição uma voz em OFF pronunciava: "Satan Goss têm o poder de enfurecer os seres, e transformá-los em monstros incontroláveis." Por muitos é considerado o Darth Vader japonês.
MacGaren (Mad Galant) - O filho de Satan Goss. Foi encarregado de espionar a Terra. Transformado utiliza uma armadura negra, uma espada e pode ainda soltar raios pelos dedos.
Kilza, a Bruxa Galáctica (ep.29-36) - Vinda de um planeta desconhecido, aparece pela primeira vez no episódio 29, ressucitando MacGaren após a morte deste pelas mãos do herói. Muito ousada em seus planos, mas também esquentada e autoconfiante demais. Ganhou um lugar na memória dos brasileiros graças ao fato de todas as suas mágicas envolverem a recitação repetidas vezes da fórmula "Berebekan Katabamba" ("Beremekan Katabunda" no original, alterada pela dublagem por motivos óbvios) e a finalização "Kikerá!!!!".
Purima e Goru/Gyoru - Outrora membros do bando dos Quadridemos, as duas permanecem como guardas pessoais de MacGaren após o fim do grupo, causado pela morte dos componentes restantes, Iki (no episódio 15) e Zampa (no 18). Purima se vale de espadas e de uma bola de cristal capaz de um ataque de raios de grande abrangência de área. Já Goru usa uma flauta capaz de transformar a ela e a outros em animais, porém mais usada como bastão de combate e zarabatana.
Kilmaza (ep.39-46) - Com a morte definitiva de Kilza no episódio 36, sua irmã --e também bruxa-- Kilmaza surge tanto para vingá-la quanto para obter uma fração do poder de Satã Goss. Embora não tenha confrontado Jaspion diretamente (não por tempo significativo), seus auxiliares, os cinco ninjas espaciais (Ka, Sui, Mok/Moku, Do e Fu), o fizeram, e foram sendo mortos um a um. Esses ninjas usavam técnicas peculiares como atirar bolas de energia em suas respectivas cores e a técnica mão-espada com fogo. Somente revelavam as suas verdadeiras formas depois de serem partidos ao meio por Jaspion. Aqui estão eles:
Ka:: O ninja com um símbolo vermelho na testa. Ele usa o fogo como elemento. Possui um ataque interessante: ele pula sobre o fogo e avança para cima do inimigo causando uma explosão. Sua verdadeira forma é um canhão.
Sui: O ninja com um símbolo azul na testa. Ele utiliza somente a mão-espada. Sua verdadeira forma é uma espécie de satélite com pontas, capaz de atirar raios e absorver a energia da armadura através de contato com ela.
Mok: O ninja com um símbolo verde na testa. Pode disparar raios verdes com as duas mãos. Sua verdadeira forma é uma espécie de guerreiro espacial vestido de branco e usando uma espécie de máscara demoníaca lembrando um pouco um ator do teatro Kabuki. Usa uma lança como arma nessa forma.
Do: O ninja com um símbolo branco na testa. Ele pode se esconder debaixo da terra para provocar ataques-surpresa. Sua verdadeira forma é uma espécie de monstro-caveira, que dispara raios e que pode dobrar de tamanho, aumentando o poder do ataque.
Fu: O ninja com um símbolo amarelo na testa. O ataque dele é similar ao de Ka, com a diferença de usar o elemento do vento. Ele e Ka deram bastante trabalho a Jaspion, somente sendo derrotados quando as duas técnicas se colidiram, fazendo-os voar longe. Sua verdadeira forma é uma bola de fogo enorme que representa a munição inesgotável do canhão.
Amazonas 1 e 2 (ep. 10) - Mulheres criadas pelo ciêntista á mando de Macgaren para roubarem o fóssil do pirossauro,e lutar contra Jaspion.
Zampa (ep.13-18) - Um dos quadridemos e andróide do Império das Máquinas. Foi o assassino dos pais de Jaspion.
Iki (ep.13-15) - Um dos quadridemos, o primeiro a morrer.
Zamurai (ep.19) - Antigo caçador de cabeças que foi derrotado há 900 anos e, desde então, vive no mar. Do monstro Homibura recebe uma vida infinita e junto com MacGaren criou um plano de criar golfinhos-míssil.
Guila (ep.20) - Assassino do Universo que desperta de seu caixão. Junto com MacGaren estuda meticulosamente a força e as armas de Jaspion para derrotá-lo.
Titânia (ep.22) - Feiticeira, coloca em Kanoko um feitiço em que uma aranha aparece na testa da filha de Nambara. Ela é a mestra de Purima.
Irmãos Kasami 1 e 2 (ep. 25 e 26)- Irmãos que dominaram o planeta Drods de Koko, vão a terra para exterminar Jaspion e trazem o garoto Koko, Kasami 2 o mais atrapalhado morre primeiro, para se vingar Kasami 1 convoca o monstro Bolgan que quase destrui Daileon, Kasami 1 também é morto por Jaspion em uma batalha.
As Graciosas As, Copas e Damas (ep. 27) Grupos de moças que tiveram a missão de raptar os jovens, na verdade é um monstro parecido com o cerberus.
Aigaman (ep.28) - Em seu cérebro eletrônico Aigaman computou e estudou todos os golpes de Jaspion e Daileon para derrotá-los, conseguindo assim prever de antemão seus golpes. Junto com o monstro Aiga travou uma acirrada luta contra Daileon, até que Jaspion fez um movimento desconhecido a Aiga e o derrotou.
Silk (ep.31) - Criminoso internacional procurado por Boomerman que provocou guerras ao redor do mundo. Junto com seus capangas Kenga e Zaul se junta a MacGaren em um plano duplo, no qual Silk exigia todas as barras de ouro do banco do Japão enquanto que através de explosivos colocados em baixo do mar iria afundar o Japão.
Tipp (ep.32)- Velho alienígina que controla os robôs domésticos afim de destruir as geladeiras e os carros.
Dragoon/Bragul (ep. 37) - Alienígina especialista em cozinhar, que usa a falsa Miia para Jaspion comer a comida envenenada.
Monstros Gigantes - São monstros pacíficos, onde Satã Goss enfurece e Jaspion se vê obrigado a destruir com o gigante guerreiro Daileon, alguns como Titânia e Dinamático já visam o mal e outros controlados como o Aiga e Bolgan.

[editar] Outros
John Tiger (ep.41) - Amigo de criação de Jaspion. No entanto influenciado por Kilmaza trava um combate contra Jaspion.
Pep (ep.42) - Alienígena que teve sua família raptada por Satan Goss e sua trupe. Desenvolve uma amizade especial com o garoto Hiroshi.....
Rod e Satie-(ep.8 e 29)- Casal que trabalhava para a quadrilha de Mac Garen,eram da constelação de Órion,enganados por uma falsa promesa que Mac Garen fez para entrarem na quadrilha, mas desertaram depois que viram que o que estavam fazendo era ruim principalmente depois que o irmão de Bommerman se infiltrou na quadrilha para desmacarar Mac Garen e acabou sendo morto, então o próprio Bommerman resolveu ajudá-los depois que eles optaram por deserdarem da quadrilha, desde então Mac Garen passou a persegui-los para puni-los pela traição.
Namaguederaz (ep.03 e 25 )-Monstro de estimação do menino Koko, que ele diz ser o seu pai pelo fato de ele ser órfão e Namanguederaz o cuidar dele, foi manipulado por Satan Goss, mas Jaspion desfazer o feitiço, pois o amor paterno de Koko por Namenguameraz foi mais forte.
Koko (ep.03 e 25 )- menino que perdeu os pais e fois criado pelo monstro Namaguederaz no planeta Drods, é trazido na terra no episódio 25 pelos irmãos Kasami e salvo por Jaspion, sendo assim sua última participação na série.

[editar] Armas, veículos e equipamentos
Metaltex - A armadura de Jaspion.
Spadium Laser - A espada de Jaspion, com a qual destrói seus inimigos. Originalmente, chamava-se Blazer Sword.
Turbo Magnum - A pistola laser de Jaspion, funciona a partir da vontade do portador. Quanto maior a força de vontade, mais poderoso será o laser.
Carro - Jaspion dispunha de um carro para trafegar nas cidades, equipado com comunicador, radar , localizador e mapas. O veiculo usado era um Mazda RX 7 na cor prata. Aparece pela primeira vez no Episódio 6, quando ele estava à procura do filhote de monstro chamado Gordon.
Allan Moto Space - A moto de Jaspion, pode alternar em modo de vôo e de solo, possui dois canhões laser.
Gaibin - Veículo espacial que podia se dividir em duas partes: Gaibin tank e Gaibin Jet.
Gaibin Tank - O tanque de Jaspion, armado com uma arma laser e possui duas perfuratrizes podendo se mover até 79 km/h perfurando a terra.
Gaibin Jet - Parte que forma um jato, possui duas armas laser nas asas. Possui grande mobilidade e velocidade.
Daileon- O robô de Jaspion, o qual invoca para enfrentar os monstros de Satan Goss (e o próprio, em alguns episódios). Ataques: "Daileon punch", "Daileon Kick", "Daileon Laser", "Raio cósmico" e "Golpe Daileon", o golpe fatal. O nome completo do robô era Chou Wakusei Sentou Boukan Daileon (Super Nave-Mãe de Combate Interplanetário Daileon).

[editar] Sobre a Produção
No Brasil a série tinha o título de O Fantástico Jaspion, mas o titulo original era "Kyojuu Tokusou Juspion". "Juspion" é a junção das palavras inglesas "Justice" e "Champion" e seria algo como “Campeão da Justiça”. "Kyojuu" significa monstro gigante enquanto "tokusou" é a abreviação de "tokubetsu sousa" (investigação especial). A tradução seria algo como 'Campeão da justiça investigador de monstros gigantes'. A mudança para "Jaspion" ocorreu provavelmente por ato deliberado do tradutor, para evitar confusões entre o nome e o que era pronunciado nos filmes (pela transcrição fonética, em inglês a letra "u" da palavra "Justice", falada corretamente, teria um som mais próximo de "â" ou "á" em português, dependendo do sotaque de quem pronuncia).
A série, criada por Saburo Yatsude e com roteiros de Shozo Uehara, foi produzida em 1985 pela Toei Company e teve 46 episódios gravados mais um episódio especial com os principais momentos da série (este último inédito no Brasil). As cenas de ação ficaram a cargo do Japan Action Club (JAC), principal agência de dublês japonesa e contratada preferencial da Toei em suas séries. No Brasil, os episódios foram dublados e adaptados nos estúdios da Álamo.
No elenco, Hikaru Kurossaki (nome artístico de Seiki Kurosaki) interpretava o herói carismático Jaspion e Kiyomi Tsukada era sua parceira, a bela andróide Anri. O temível vilão MacGaren (Mad Galant no original) era interpretado pelo conhecido ator de ação Junichi Haruta que dispensava dublês nas cenas arriscadas de seu personagem. Outro ator famoso na série foi Hiroshi Watari, no papel de Boomerman (Boomerang no original). Watari também foi a estrela das séries Sharivan (1983) e Spielvan (1986).

[editar] Curiosidades
O ator Hikaru Kurosaki reassumiu o nome verdadeiro, Seiki. Após divergências sobre condições de segurança no trabalho de dublê, deixou o ramo e hoje trabalha como instrutor e guia de mergulho submarino nas proximidades de Okinawa junto de sua esposa.
Kurosaki também participou do seriado Bioman no gênero Tokusatsu. Em Jaspion, ele conta que queria fazer um herói diferente, segundo a proposta dos produtores de um "Tarzã espacial". Por isso, lhes teria sugerido o penteado "afro" com que aparecera nos primeiros episódios. Contudo, a Toei não gostou do resultado na tela, e ordenou o corte de cabelo, que ocorreu no começo do episódio 11.
O ator que interpretou Boomerman (Hiroshi Watari) virou protagonista na serie que sucedeu Jaspion, Guerreiro Dimensional Spielvan.
Hiroshi Watari apareceu como personagem misterioso na série num momento em que o protagonista, Hikaru Kurosaki estava com um musical no teatro e tinha pouco tempo livre para gravar.
Por conta de um acidente de moto, Hiroshi Watari teve sua participação na série prejudicada, já que teve de fazer uma cirurgia para retirar os 7 pinos da perna. Depois disso só participou de mais 2 episódios.
No Brasil, Jaspion virou revista em quadrinhos pela Ebal e mais tarde pela Editora Abril em 1991. Estas histórias eram levemente baseadas na série e se podia ver crossovers com outras séries exibidas também pela Rede Manchete.
A empresa Everest e a Tevê Manchete, numa campanha de "marketing", divulgaram o seriado "Spielvan" como "Jaspion 2" nos anúncios e legendas de identificação da emissora. A equipe de tradução omitiu até o nome do herói nas músicas de abertura e encerramento, coisa que nunca acontece em um seriado "tokusatsu" (ainda que o tenha mantido como "Spielvan" nos próprios episódios), para que os fãs de Jaspion acreditassem que se tratava de uma continuação. As histórias das duas séries não tinham nenhuma relação. Jogada de marketing parecida foi feita na França aonde os seriados Super-Sentai Maskman e Liveman foram chamados de Bioman 2 e Bioman 3, respectivamente.
As fitas do seriado Jaspion foram lançadas antes da serie estrear na Rede Manchete pela Everest. Anos depois, as fitas foram relançadas com o selo InterMovies.
Jaspion foi dublada na Álamo, que anos depois dublaria diversos animes como Dragon Ball. O personagem-título foi dublado por Carlos Takeshi, que também dublou Change Griffon em Changeman, algumas pontas no anime Comando Dolbuck, no tokusatsu Winspector e Tremi de Sagita em Cavaleiros do Zodíaco (versão Gota Mágica). Atualmente, Takeshi é apresentador do programa InfoShop no canal Shoptime.
Nos primeiros episódios da série, Kanoko foi chamada de Kayoko e o Professor Nambara de Professor Nan. Porém logo isso foi corrigido.
A atriz que interpretou Anri (Kiyomi Tsukada) interpretou a fotógrafa Gunko em Machineman e fez uma aparição em Shaider, (personagem Vivian), e hoje mora nos Estados Unidos.
Além do Brasil, Jaspion também foi exibido em países da Ásia e na França, no canal TF1 a partir de 1988, no Club Dorothee, aonde outras séries tokusatsu tais como Maskman e Bioman foram exibidas. Por lá, Jaspion não teve tanto destaque quando o trio Gavan (X-Or, "X-Ouro", na França), Sharivan e Shaider.
Diferente de Changeman, filmada quase ao mesmo tempo e bem-sucedida tanto no Brasil quanto no Japão, Jaspion não fez um grande sucesso no seu país de origem. Com 46 episódios filmados e um episódio especial, não chegou a ser um fracasso, mas foi uma decepção para a Toei Co. pela expectativa nele depositada: além de atores famosos do gênero "tokusatsu", o elenco incluía o conhecido cantor Isao Sasaki. Mesmo assim, não foi o grande "hit" esperado.
A aposta em Jaspion foi tão grande que a própria Toei ordenou que os temas de abertura e encerramento tivessem versões em inglês, interpretadas pelo cantor Henry. Era uma das primeiras tentativas da produtora japonesa a penetrar no mercado ocidental(sobretudo, o norte-americano).
Do elenco brasileiro de dublagem já faleceram Líbero Miguel (Satan Goss e Ikki), Carlos Laranjeira (Boomerman e Hiroshi), Marcos Lander (algumas pontas), Renato Master (Senhor Akiyama), Mário Vilela (algumas pontas), Eleu Salvador (senhor Yada no episódio 23 e Kassami Nº2 no episódio 25), Borges de Barros(Edin; falecimento mais recente) e ainda Ricardo Medrado (MacGaren a partir do episódio 17), falecido em 2002, boatos dão conta que após alguns problemas familiares e envolvimento com drogas, tenha levado ao seu afastamento da dublagem em meados da década de 1990.
Por conta de uma viagem aos EUA, Denise Simonetto foi substituída por Cecília Lemes no papel de Anri no episódio 17 da série.
No dia 1º de abril de 2006 veio a falecer Ai Takano, o cantor das músicas de abertura e encerramento da série, devido a falência múltipla de seus órgãos ocasionadas por complicações cardíacas. No mesmo ano, só que no dia 16 de novembro, também veio a falecer Noburo Nakatani, o ator que interpretou Edin, morto devido a problemas relacionados com o fumo.
O tema de abertura de Metalder, Kimi no Seishun wa (Deixe brilhar sua juventude), foi interpretado por Isao Sasaki (o qual também fez as vozes de Silvester Stallone e Christopher Reeve no Japão), que interpretou o Professor Nambara em Jaspion. Sasaki cantou também o tema do anime "Uchuu Senkan Yamato", conhecido no Brasil como Patrulha Estelar.
O nome dos ninjas espaciais da bruxa Kilmasa representam os elementos segundo uma das concepções taoístas: Ka=fogo, Sui=água, Moku=madeira, Do=terra e Fu=vento ou ar (fonte: páginas 700km, de Ricardo Bittencourt, e Yagyu Shinkage-Ryu, de Sylvain Guintard). Note que esta classificação não é estática -- muitos ramos desta filosofia apresentam, no lugar do vento, o Kin (metal), enquanto outros englobam os seis elementos aqui mostrados.
O posto de gasolina que aparece no episódio 27, cuidado por um dos protagonistas (Shingo), é um posto Esso.
Jaspion canta no início do episódio 8 uma música de seu próprio repertório.
Correu um boato já há muito tempo que o dublê de Jaspion seria brasileiro. Essa confusão se deu através do programa do Jô Soares, que entrevistou Tadashi Kamitani, o dublê do Jaspion no show circense brasileiro.
Falando em Circo Show, houve uma fã brasileira que fugiu com o mesmo. Atualmente ela é web master de uma das mais antigas pages ja feitas no Brasil sobre tokusatsu, conhecida como Tokyo Space, nome esse que era o mesmo do circo show.
O Brasil continua sendo invariavelmente um dos países com o maior número de fãs de Jaspion. Isso é identificado por sites feitos pelos mesmos. Três bons exemplos são o Tokufriends.com,Tokyospace.rg3.net e o Nipoheroes.com.br.

[editar] Elenco

[editar] Atores japoneses
Myoko — Megumi Sekiguchi
Jaspion — Hikaru Kurosaki/Takanori Shibahara, Kazuyoshi Yamada e Noriaki Kaneda (dublês)
Anri — Kiyomi Tsukada
Miya (voz) — Atsuko Koganezawa
Edin — Noburu Nakatani
Boomerman — Hiroshi Watari
Nambara — Isao Sasaki
Kanoko — Kiyomi Sone
Kenta — Daisuke Yamashita
Kumiko — Miki Takahashi
Hiroshi — Hayato Komori
Mika — Akane Kudo
Daisuke (Daisaku no original) — Tatsuya Nakagawa
Satan Goss (voz) — Unchou Ishizuka
MacGaren (Mad Galan, no original) — Junichi Haruta
Purima (Prima, no original) — Misa Nirei
Gyoru (Gillaule, no original) — Kei Aman
Ikki — Toschimichi Takahashi
Zampa (Zanba, no original) — Daigaku Sekine
Kilza — Junko Takahata
Kilmaza — Yukie Kagawa
Rod — Hiroshi Sato
Satie — Hisae Hayashi
Koko — Hirokatsu Ano
Titânia (Tikita, no original) — Waka Sato

[editar] Dubladores brasileiros
Jaspion — Carlos Takeshi
Anri — Denise Simonetto(ep.1-16), Cecília Lemes(ep.17-46)
Edin — Borges de Barros
Bommerman — Carlos Laranjeira
Nambara — Armando Tiraboschi
Kenta — Denise Simonetto (1ª voz), Lira Rodrigues (2ª voz), Hermes Baroli (3ª voz)
Rod (eps. 8 e 29)— Eduardo Camarão
Satie (eps. 8 e 29)— Lúcia Helena
Satan Goss — Líbero Miguel
MacGaren — Francisco Borges(ep.5-16), Ricardo Medrado(ep.4, 17-45)
Kilza — Maximira Figueiredo
Kilmaza — Isaura Gomes
Purima — Neuza Azevedo
Gyoru — Nair Silva
Ikki — Líbero Miguel
Kelly(pai de Jaspion)— Mauro de Almeida
Gassami Nº1 — Gilberto Baroli
Gassami Nº2 — Eleu Salvador
Senhor Akiyama (ep. 19 e 22) — Renato Master
Zamurai (ep. 19) — Gilberto Baroli
Guilha (ep. 20) — Antônio Moreno
Titânia (ep. 22) — Maximira Figueiredo
Yada (ep. 23) — Eleu Salvador
Trio as graciosas (ep. 27) — Alessandra Araújo
Aiga (ep. 28) — Gilberto Baroli
Silk ( ep. 31) — Gilberto Baroli
Tip (ep.32) — Waldyr de Oliveira
Bragul/Dragoon (ep.37) — Waldyr de Oliveira
Daisuke (ep. 39) — Wendell Bezerra
Hiroshi (ep. 42) — Carlos Laranjeira
pai da Yumiko (ep.43) — Francisco Borges
Kumiko (ep. 36) — Neuza Azevedo
Mika (ep. 45) — Neuza Azevedo
Narrador — Francisco Borges (série inteira) e Benjamin Filho (até o episódio 16)
Diretor de dubalgem — Gilberto Baroli
Estúdio — Álamo

[editar] dubladores franceses
Jaspion — Mario Pecqueur
Anri — Corinne Richardon
Boomerman — Antoine Tomé
MacGaren — Bernard Demory
Edin — Hubert Drac
Nambara — Hubert Drac
Kilza — Malvina Germain
Kilmasa — Malvina Germain

[editar] Lista de episódios
Número
Nome do episódio
Monstro(s) do episódio
Vilão(ões) do episódio
Protagonista(s) do episódio
Data de exibição (Japão)
01
O planeta de Edin (*)
Haneda e Marigoss
Jaspion e Edin
15/03/1985
02
O triste fim de Sakurá
Tee Goss
Cérebro eletrônico Sakurá
Jaspion
22/03/1985
03
O sonho do menino galático
Namaguederaz
Koko
29/03/1985
04
A fúria do pântano
Gaios/Golk
Jaspion
19/04/1985
05
O enigma da flauta
Giga
Jaspion
26/04/1985
06
Gordon em busca da mãe
Gelgon (***)
Jaspion
03/05/1985
07
O demônio da montanha
Mongorila
Booberman
17/05/1985
08
O casal fugitivo
Douradus/Douradous
Rod e Satie
24/05/1985
09
A história de uma árvore
Troncor
Jaspion
31/05/1985
10
O ataque do Pirossauro
Pirossauro
Amazona 1 e Amazona 2
Anri
07/06/1985
11
Perigo em Tsukuba/ Terror em Tsukuba
Gamadoraz
Jaspion
14/06/1985
12
A profecia
Satan Goss
Jaspion e Edin
21/06/1985
13
A investida dos aliados espaciais
Paregonta/Baregonta
Quadridemos Ikki, Zampa, Porima e Goru
Jaspion
28/06/1985
14
Perigo na lagoa dos noivos
Maressauro
Jaspion
05/07/1985
15
# Sonho ou ilusão? -- A imagem dourada
Botossanki
Ikki
Nambara
12/07/1985
16
Qual o destino da humanidade?
Dimátiko/Dinamátiko
Dimátiko/Dinamátiko
Jaspion
19/07/1985
17
O mistério do Pássaro Dourado
Head Dorima
Nambara
26/07/1985
18
O inimigo imortal
Androide Zampa
Kelly e Hanna, os pais de Jaspion, Jaspion
02/08/1985
19
Alerta no oceano
Humibura
Zamurai
Jaspion
09/08/1985
20
A última chance
Hakaban
Guila
Jaspion
30/08/1985
21
O valente garoto jogador
Magnêda
Takeshi ( o garoto jogador)
06/09/1985
22
O feitiço de Titânia
Kumôda
Titânia
Kanoko
13/09/1985
23
O monstro do século
Sion (monstro pacífico), que acaba possuído pelo Satan Goss .
Yada (dono do Sion)
20/09/1985
24
Ambição perigosa
Môke
11/10/1985
25
Tóquio em perigo (**)
Donguez (diz-se "Donguê") e Namaguederaz (ep 3) como aliado
Os Irmãos Gasami (diz-se "Gassami"): Gasami 2 é destruído
Koko
18/10/1985
26
O contra-ataque de Daileon
Bogan
Gasami 1
Daileon
25/10/1985
27
Juventude ameaçadora
Sodomon (***)
O trio "As Graciosas": Ás, Copa e Dama
Jaspion
01/11/1985
28
Dados mortais do monstro eletrônico
Aiga
Aigaman
Daileon
08/11/1985
29
A morte de MacGaren
Gazla
MacGaren
Rody e Satty
15/11/1985
30
O pânico do balão
Baloon
Kilza
Jaspion
22/11/1985
31
Golpe na TV
Destros
Silk, Kenga e Zaul
Booberman
29/11/1985
32
A conspiração do robô
Tip
06/12/1985
33
A batalha de magia negra
Magim
Kilza
Jaspion
20/12/1985
34
A fortaleza indestrutível
Fortes
Tomakazu e seu pai
27/12/1985
35
A descoberta do pergaminho
Satã Goss
Nambara e Kanoko (1ª criança apontada pela luz)
06/01/1986
36
O milagre das novas vidas
Dimushi
Kilza
Komiko (2ª criança apontada pela luz)
13/01/1986
37
Cardápio infernal
Ebizol
Dragoon/Bragul
Miya
20/01/1986
38
Trama miraculosa
Acquarock
Miki (menina milagrosa)
27/01/1986
39
O poderoso beijo de Miyo
Kilmaza e Ninjas espaciais, Do ( Ninja Espacial)
Daizuke (4ª criança apontada pela luz)
03/02/1986
40
O enigma do meteoro
Diagross
Sui (Ninja Espacial)
Jaspion
10/02/1986
41
O atirador da justiça
Destran
Jonh Tiger
Jaspion e John Tiger
17/02/1986
42
A história de Pep e Hiroshi
O tanque guardião da fortaleza de MacGaren
Moku (Ninja Espacial)
Hiroshi ( 4ª criança apontada pela luz), e alienígina Pep
24/02/1986
43
O misterioso mundo de Satan Goss
Satã Goss (sofre uma metamoefoe e se transforma no poderoso Satan Goss
Ka e Fu (Ninjas espaciais)
Jaspion
03/03/1986
44
Retorno satânico
Batroguess (monstro que Jaspion venceu sem precisar de Daileon)
Purima e Goru
Jaspion
10/03/1986
45
Sou o filho de Satan Goss
MacGaren
Mika (5ªcriança apontada pela luz)
17/03/1986
46
A união dos povos da via láctea
Poderoso Satã Goss
Kilmaza
Edin (morre), as cinco crianças, e Jaspion
24/03/1986
(*) título do episódio na TV; nas fitas de vídeo, tinha o nome de "O Planeta dos Monstros Gigantes"
(**) título do episódio na TV; nas fitas de vídeo, tinha o nome de "No Planeta do Menino Galáctico"
(***) O nome do monstro em questão não foi pronunciado do episódio e é desconhecido do autor desta revisão, tanto por não haver uma legenda com seu nome na versão televisiva (caso do episódio 6) quanto por esta não estar traduzida do idioma japonês (caso dos episódios 27, 33 e 34).

[editar] Trilha sonora

[editar] TEMAS
(de acordo com o álbum "Super Hero Chronicle - Metal Hero Shudaika Sounyuuka Dai Zenshuu I")
Faixa 1 - Ore ga Seigi da! Juspion, por Ai Takano (tema de abertura)
Faixa 2 - Powerful Fighter Juspion, por Akira Kushida
Faixa 3 - Itsu no Hi Heiwa ga, por BOBBY
Faixa 4 - Kyojuu Tachi yo, por SPACE MINSTRELS
Faixa 5 - Ginga no Tarzan, por Akira Kushida
Faixa 6 - I'm Juspion, por Henry (versão em inglês do tema de abertura)
Faixa 7 - A Wolf in Space Juspion, por Henry (versão em inglês do tema de encerramento)
Faixa 8 - Neppuu Yarou Juspion, por Ai Takano
Faixa 9 - Ryuusei no Senshi, por Ai Takano
Faixa 10 - Chou Wakusei Sentou Bokan Daileon, por Akira Kushida
Faixa 11 - Mabushii Aitsu, por Akira Kushida & Columbia Yurikago Kai
Faixa 12 - Ginga Ookami Juspion, por Ai Takano (tema de encerramento)

[editar] BGM (músicas de fundo)
(de acordo com o álbum "Toei Metal Hero Best BGM Shuu 2")
Faixa 1 - Ore ga Seigi da! Jaspion (TV Size)
Faixa 2 - Demon Hunter ~Chousensha~
Faixa 3 - Metaltec-Suit ~Metaltec Suit~
Faixa 4 - Galaxy Bible ~Ginga Seisho~
Faixa 5 - Ore ga Seigi da! Juspion (Instrumental)
Faixa 6 - Ginga Ookami Juspion (Instrumental)
Faixa 7 - Roaming ~Rurou~
Faixa 8 - The Enemy ~Mad Garan~
Faixa 9 - Desperate War ~Kessen~
Faixa 10 - Change for Daileon ~Sentou Kyojin Daileon~
Faixa 11 - Dreamer's ~Mirai~
Faixa 12 - Ginga Ookami Juspion (TV Size)
(de acordo com o álbum "Toei Metal Hero Battle Music Collection 4)
Faixa 1 - Space Wolf!
Faixa 2 - Ihen wo Kanjiruze
Faixa 3 - Kyojuu Shutsugen -Bridge Collection-
Faixa 4 - Juspion Action
Faixa 5 - Ginga no Heiwa wo Negatte
Faixa 6 - Juspion Yokoku Hen Ongaku